sexta-feira, 9 de abril de 2010

DB2 tools

Dando continuidade a apresentação das ferramentas existentes no DB2 segue um pequeno resumo de cada uma delas:

Control Center






 


Esta é uma das principais ferramentas a qual é utilizada para administrar os bancos de dados a ela associados. É através dela também que pode-se chamar outras ferramentas, como o Configuration Assistent, o Task Center, o Command Editor, etc.

Praticamente todas as atividades de administração do banco de dados podem ser executadas a partir desta ferramenta, backup, restore, catalog de banco de dados, etc. Ele posssui uma série de ferramentas que auxiliam e automatizam bastante a administração do banco de dados tudo de forma gráfica e intuitiva, ou seja, sem a  necessidade de que seja executada uma série de comandos via linha de comando.

Através do Control Center é possível:

  • Adicionar banco de dados DB2, banco de dados federados, subsistemas DB2 para z/OS, sistemas IMS, instâncias e banco de dados remotos ou locais no menu TreeView do Control Center;
  • Gerenciar os objetos do banco de dados, através dele é possível criar, alterar ou excluir bancos de dados, tablespaces, tabelas, views, indexes, triggers e schemas. É possível também gerenciar os usuários;
  • Gerenciamento de dados, é possível carregar, importar, exportar, reorganizar e coletar estatítiscas sobre os dados;
  • Executar manutenções preventivas como Backup, e restore de banco de dados e tablespaces;
  • Agendar tarefas; embora para isto seja necessário criar um banco de dados específico para poder agendar tarefas pelo DB2;
  • Configurar e ajsutar instancias e banco de dados;
  • Gerenciar conexões com o banco de dados;
  • Monitorar e ajustar a performance do banco de dados;
  • Solucionar problemas;
  • Gerenciar a replicação de dados;
  • Gerenciar aplicações;
  • Gerenciar o bom funcionamento do sistema de banco de dados;
  • etc...


DB2 Replication Center

É a ferramenta utilizada para configurar e administrar as tarefas referentes a replicação de dados efetuados pelo DB2. Basicamente é a ferramenta responsável por gerar e sincronizar os dados de 2 bases de dados diferentes.


DB2 CLP (Command line Processor)

Resumidadamente é uma ferramenta na qual é possível digitar comandos via prompt de comando, sejam eles comandos DB2, comandos do sistema operacional ou comandos SQL.







DB2 Command Editor

A grosso modo pode-se dizer que é uma interface gráfica do DB2 CLP, no entanto com muitas opções a mais. Utilizado para executar comandos SQL, comandos DB2 e até mesmo comandos do sistema operacional (Ex.: !dir, executa o comando dir do SO). É uma aplicação gráfica que permite além de executar comandos SQL, visualizá-lo em uma grid, além de permitir ver o plano de execução da mesma através do View Explain.

DB2 Task Center

É a ferramneta a qual podemos agendar tarefas que devem ser executadas em um período de tempo, ou apenas uma única vez. Um bom exemplo seria o agendamento de backups do ou dos bancos de dados durante o período noturno, ou a execução de atualização das estatísticas do banco de dados em um horário específico. É uma ferramenta bastante poderosa e que merece ser estudada.

DB2 Health Center

É uma ferramenta usada para monitorar e ajudar o DBA no ajuste e otimização do banco de dados, sempre que possível apontando problemas ou possíveis problemas que podem ocorrer.

DB2 Journal

É onde podemos visualizar o histórico dos eventos que ocorerram no DB2, mensagens, ações alertas, etc... É um excelente ponto de referência na identificação de problemas. Através desta ferramenta podemos visualizar: Histórico de tarefas, histórico do banco de dados, mensagens e notificações de log. 


Configuration Assistent











É a ferramenta que auxilia na configuração da comunicação client/server entre a estação e o servidor de banco de dados, além de permitir que configure-se através dele as variáveis de registro. Resumindo é através dele que você pode configurar os bancos de dados (locais ou remotos) que você quer acessar.

Ele permite a configuração de comunicação de forma fácil e simples através de wizards.

Estas seriam as ferramentas mais usadas no DB2, obviamente existem muitas outras qe espero citá-las no futuro.

Uma dica de bom livro que mostra estas ferramentas e várias outras está no link abaixo:

http://www.ibm.com/developerworks/wikis/display/db2/free+book-+getting+started+with+db2+express-c


Críticas e sugestões são bem vindas,

Até a proxima

Ricardo Kazuo Baba
IBM Certified Database Administrator
DB2 9 DBA for Linux Unix and Windows






 















Um comentário:

  1. Boa tarde Ricardo, gostaria de saber a melhor forma de fazer com que um usuário tenha apenas uma conexão por vez no banco de dados. Tem como limitar isso em cada usuário?

    Obrigado

    ResponderExcluir